quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Festival de Sundance divulga filmes na competição

O festival de Sundance premia filmes produzidos fora de hollywood e com baixo orçamento, o que o primeiro e o segundo acabam sendo quase a mesma coisa. "Little Miss Sunshine" é um exemplo de filme de baixo orçamento, e que convenhamos, é ótimo.


Festival de Sundance divulga filmes na competição

Da Redação
(Atualizado em 4/12, às 12h58)
Reprodução
A animação com massinhas "Mary and Max" abrirá o Festival de Sundance de 2009

LOS ANGELES (Reuters) - O Festival de Sundance, principal evento norte-americano do cinema independente, anunciou na quarta-feira a lista de mais de 60 filmes que disputarão os prêmios de sua 25ª edição, em janeiro. Entre eles está o documentário "Sergio", do diretor americano Greg Barker, que conta a história do enviado especial da ONU Sérgio Vieira de Mello, assassinado em Bagdá em 2003. O diretor brasileiro Murilo Pasta também foi selecionado com "Carmo", co-produção brasileira, espanhola e polonesa com cenas rodadas em Corumbá.

A mostra, promovida pelo Instituto Sundance, de Robert Redford, dá destaque a filmes de baixo orçamento ou "de arte", feitos fora dos grandes estúdios de Hollywood. Essa vitrine costuma dar grande impulso à carreira de atores, diretores e roteiristas envolvidos em projetos como "Pequena Miss Sunshine", um hit recente de Sundance.

Geoffrey Gilmore, diretor do festival, disse que os 188 longas escolhidos para 2009 misturam estilos, gêneros, origens geográficas e culturas diferentes.

Na abertura será exibido "Mary and Max", animação com massinhas que mostra como um idoso norte-americano e uma menina da Austrália estabelecem uma sólida amizade através de cartas. "É um filme emblemático do cruzamento de gêneros e da interconexão global," disse ele.

Entre os 16 filmes que disputam na categoria drama/EUA estão "Push", do escritor e diretor Lee Daniels, baseado num romance sobre uma garota do Harlem em busca da autodescoberta.

Gilmore disse que os dramas sombrios, típicos dos festivais independentes, dividirão espaço com romances e comédias condizentes com a recente tendência de ampliar a gama narrativa dos filmes.

"Vocês poderiam achar que neste ano teríamos muitos trabalhos refletindo os tempos negros em que estamos, mas não estariam corretos", afirmou. "Em vez disso, há filmes independentes que são engajados -- engajados e divertidos."

Haverá uma seção de não-ficção, com 16 documentários norte-americanos, como "Dirt the Movie", de Bill Benenson e Gene Rosow, sobre como os humanos combatem a sujeira, e "Over the Hills and Far Away", de Michel Scott, registrando a jornada de uma família pela Mongólia, em busca de um xamã para curar seu filho autista.

Na seção internacional, 16 dramas e 16 documentários estrangeiros disputem os prêmios.

No total, Sundance-09 exibirá 118 longas de 21 países em dez dias, a partir de 15 de janeiro. Os filmes das categorias não-competitivas serão divulgados na quinta-feira, e uma lista estará disponível no site www.sundance.org/festival.

Nenhum comentário: